INTEGRAÇÃO DOS QUATRO CORPOS, FÍSICO, EMOCIONAL, MENTAL, ESPIRITUAL por Elsbeth Willecke - Portal Papillon

Página Inicial Portal Papillon

INTEGRAÇÃO DOS QUATRO CORPOS, FÍSICO, EMOCIONAL, MENTAL, ESPIRITUAL por Elsbeth Willecke

INTEGRAÇÃO DOS QUATRO CORPOS, FÍSICO, EMOCIONAL, MENTAL, ESPIRITUAL 

Falamos separadamente dos nossos quatro corpos, físico, emocional, mental e espiritual. Agora vamos entender como funciona o nosso Ser onde está tudo junto, como numa entidade complexa, indivisível.

Tal como os anos que se seguem formando os séculos, as quatro estações seguem seu próprio ritmo formando os anos. Cada um dos quatro elementos representa uma estação. A primavera está ligada com o elemento Terra, o verão é ligado ao elemento Fogo, o outono ao elemento Ar e o inverno ligado ao elemento Água. Nada é separado, mas tudo se entrelaça. Cada uma das estações se entrelaça na estação seguinte. Assim também cada elemento nutre o elemento seguinte, num ritmo subjacente, inexorável.

A  Água do Inverno nutre a Terra da Primavera, fazendo tudo brotar. O Verão com o calor do Fogo amadurece os frutos  que colhemos no Outono. Estes se não forem colhidos caem no chão com o vento, igual às folhas, que caem e deixam as árvores nuas no inverno. E depois tudo recomeça, tudo brotando na primavera, num novo ciclo, com mais um novo ano.

É uma força arquetípica, subjacente em toda natureza. Logo como humanos fazemos parte do todo da natureza, assim esta força, este ciclo, também está  presente, entrelaçando a organização física, e a organização psíquica humana.

Então o Corpo Físico, que corresponde ao elemento Terra, é nutrido pelo Corpo Emocional. Este por sua vez é arejado com o elemento Ar do Corpo Mental, e tudo é aquecido com o elemento Fogo ligado com o coração e a espiritualidade.

Para termos saúde nossas estações, os elementos (nossos corpos) precisam de um equilíbrio, nem seca, nem chuva demais. Para nossa saúde precisamos harmonia, que é uma busca constante. Logo percebemos que não é uma tarefa fácil. 

Então cuidar da sobrevivência, com uma alimentação sadia, sono apropriado, e exercício físico adequado que nos dê prazer, somando a observação das nossas emoções, que puxam o nosso tapete, mais os pensamentos negativos é uma grande tarefa que dura a vida inteira.

Mas estar consciente desta tarefa é altamente compensador, porque somos nós que estamos na direção do barco no mar da Vida. Não somos vítimas e sim estamos sempre diante de escolhas. Onde às vezes acertamos, às vezes erramos, e ainda às vezes por preguiça deixamos a oportunidade passar.

Então o elemento Fogo que está associado com nosso coração, nossa espiritualidade, nossa consciência, funciona como uma espécie de fiação que junta tudo isto. Esta fiação funciona como um fio condutor, onde também podemos transitar, em diferentes momentos e em vidas sucessivas. Somos tão indivisíveis como os anos que se seguem e os séculos que se sucedem, enquanto no Universo acontece uma evolução extraordinária, dentro e fora de nós. É nossa tarefa lembrarmos sempre, que fazemos parte deste TODO, e por isso mesmo precisamos nos Conhecer primeiro.


OAK – PARTICIPAÇÕES
Elsbeth Willecke

Página Inicial Portal Papillon

O segredo é não correr atrás das Borgoletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você!

Mário Quintana

Copyright 2018 Portal Papillon - Todos os direitos reservados by SoftD